Síndrome Metabólica

sÍNDROME-mETABÓLICA.png

Organização Mundial de Saúde aponta a obesidade como um dos maiores problemas de saúde pública no mundo.

A projeção é que, em 2025, cerca de 2,3 bilhões de adultos estejam com sobrepeso; e mais de 700 milhões, obesos.

🇧🇷 No Brasil, a obesidade vem crescendo cada vez mais. Alguns levantamentos apontam que mais de 50% da população está acima do peso, ou seja, na faixa de sobrepeso e obesidade (ABESO).

📈 Em meio a estes dados, associada a obesidade, vem acrescendo também o número de pessoas diagnosticadas com Síndrome Metabólica, que representa um conjunto de fatores de risco, como o excesso de peso, excesso de tecido adiposo(gordura) visceral(Circunferência abdominal), exames bioquímicos alterados (glicemia, triglicérides, colesterol e frações, etc), podendo promover o desenvolvimento de doenças cardiovasculares e diabetes tipo 2.

👩🏻‍⚕️ Estudos e práticas clínicas, apontam que a alimentação desequilibrada em nutrientes, o excesso de estresse e o estilo de vida, como o sedentarismo, estão associados a essas doenças, e que a mudança na qualidade de vida nesses aspectos podem diminuir riscos, prevenir e em alguns caso até tratar.

🍎Na alimentação, o consumo equilibrado e balanceado de cereais integrais, frutas, vegetais e gorduras boas, auxiliam a redução dos riscos para o desenvolvimento da obesidade e síndrome metabólica.

👩🏻‍💻 O profissional Nutricionista nestes casos é o melhor indicado para desenvolver um planejamento alimentar individualizado, observando e considerando seus sinais e sintomas, análise de exames, rotina alimentar, respeitando suas atividades diárias e preferências alimentares, orientando e direcionando melhores recomendações conforme as necessidades observadas e precisas para a melhora da saúde e qualidade de vida.

🏋🏻‍♀️Um estudo realizado em 2011, por Busnello e cols, diz que além da mudança na alimentação e a prática de atividade física, a modificação comportamental e a motivação pessoal do indivíduo são importantes para obter resultados positivos também.

Alimente-se e viva ainda melhor!!! 

Escrito por Dra. Debora Bellini – Nutricionista Esportiva


Deixe um comentário

Fique tranquilo, não vamos exibir o seu email :)


Sobre mim

Nutricionista esportiva, integro corpo e mente dos meus pacientes em prol de seus objetivos, para que tenham saúde e qualidade de vida.

Consultório: Rua Celso de Azevedo Marques, 395 – Sl 93 – Mooca, São Paulo – SP, 03122-010
Tel: (11) 98488-0651

Youtube

Instagram